Hoje o assunto será sobre eles que são muito importantes no sistema de sonorização, pois são eles que transportam os sinais de áudio. Vamos falar sobre CABOS. Vamos falar sobre os mais variados tipos de conectores e suas aplicações, e sobre os cuidados que devemos ter com os cabos, principalmente na hora de enrolar e guardar. Bora lá??
Pra começar, vamos falar sobre cabos balanceados e desbalanceados. O que são cabos balanceados?? Cabos balanceados são cabos construídos para eliminarem ruídos provenientes de interferências eletromagnéticas como de de rádios, de celulares e até ruídos do próprio cabo. No cabo balanceado tem três vias: uma com positivo normal, outra com positivo invertido e outra é a malha de aterramento. O sinal é invertido lá no microfone ou Direct Box e é mandado junto com o sinal normal. Durante o tráfego pelo cabo, o sinal invertido recebe interferências e quando chega na mesa, ela inverte esse sinal tornando esse sinal, e quando ela inverte, os ruídos que vem junto com o sinal são cancelados. Além disso, como sinais iguais somam, os dois sinais positivo acabam somando e isso faz com que você tenha um sinal mais alto pra trabalhar.
Existe cabos balanceados e desbalanceados. Cabos balanceados são usados na conexão de microfones e instrumentos (via Direct Box) com a mesa, e na conexão da saída LR da mesa com alguns periféricos, como equalizadores e amplificadores. Já cabos desbalanceados são usados na conexão de instrumentos com a mesa (via Line) e na conexão entre amplificadores e caixas.
Bom... já sabemos o que sã cabos balanceados e desbalanceados, então vamos falar sobre conectores
XLR (OU CANON)
É o conector utilizado em conexões balanceadas.Tem três pinos: o 1 é o negativo (ou positivo invertido, nas conexões balanceadas - fio branco), o 2 é o positivo e o três é a malha. Aceita conexões balanceadas e desbalanceadas
XLR Macho XLR Fêmea
P10
É o conector utilizado em conexões desbalanceadas, e tem duas variações: TS (Tip Sleeve) e TRS (Tip Ring Sleeve). Aceita conexões desbalanceadas ou sinal mono (no TS) e conexões balanceadas ou sinal estéreo (no TRS). É utilizado tanto na conexão de instrumentos, quanto na conexão de amplificadores e caixas quando a divisão de frequências é feita por crossover passivo, dentro da caixa
Tiip é ponta Inglês, Ring é anel e Sleeve é manga.
Conector TS
Como no TS, a ponta (Tip) é o positivo e o corpo (Sleeve) é o negativo/malha. A diferença é que no TRS, entre a ponta e o corpo existe esse anel no meio, que é o Ring e que é o positivo invertido (no caso de conexões balanceadas) ou o positivo do canal direito (no caso de sinal estéreo).
CONECTOR COMBO
Esse conector foi introduzido no mercado recentemente pela fabricante de cabos Neutrix, e aceita tanto conectores XLR quanto P10. Nas mesas de som e multicabos mais antigos, existe um conector para sinal de microfone (XLR) e um para sinal de linha (P10), certo?? Com o conector Combo, é possível ter tanto sinal de microfone quanto sinal de linha entrando em um mesmo conector.
MULTICABO
O Multicabo é como se fosse uma extensão. Lembra da extensão elétrica que utilizamos quando queremos ligar um aparelho longe da tomada?? Pois é... nós utilizamos o Multicabo quando a mesa de som está instalada longe do palco. A medusa, que é a caixa de metal onde estão os conectores, é colocada ao lado do palco e é nela que são ligados os microfones e instrumentos. O Multicabo serve tanto para levar os sinais do palco até a mesa de som, tanto para levar as vias de retorno até o palco
SPEAKON
´
Tem quatro vias (+a, -a, +b e -b) e é utilizado na conexão entre amplificadores e caixas, quando a divisão de frequências é feita por um crossover ou processador externo. Como nesse caso, a divisão é feita por um equipamento externo, há necessidade de ter uma via independente para cada alto falante da caixa. Dessa forma, fica assim: uma via é o negativo, outra via é a de grave e a outra é de médio agudo (no caso de caixas de duas vias) ou uma via de grave, uma via de médio e outra de agudo (no caso de caixas de três vias).
DIRECT BOX
Pra começar, vamos falar sobre cabos balanceados e desbalanceados. O que são cabos balanceados?? Cabos balanceados são cabos construídos para eliminarem ruídos provenientes de interferências eletromagnéticas como de de rádios, de celulares e até ruídos do próprio cabo. No cabo balanceado tem três vias: uma com positivo normal, outra com positivo invertido e outra é a malha de aterramento. O sinal é invertido lá no microfone ou Direct Box e é mandado junto com o sinal normal. Durante o tráfego pelo cabo, o sinal invertido recebe interferências e quando chega na mesa, ela inverte esse sinal tornando esse sinal, e quando ela inverte, os ruídos que vem junto com o sinal são cancelados. Além disso, como sinais iguais somam, os dois sinais positivo acabam somando e isso faz com que você tenha um sinal mais alto pra trabalhar.
Existe cabos balanceados e desbalanceados. Cabos balanceados são usados na conexão de microfones e instrumentos (via Direct Box) com a mesa, e na conexão da saída LR da mesa com alguns periféricos, como equalizadores e amplificadores. Já cabos desbalanceados são usados na conexão de instrumentos com a mesa (via Line) e na conexão entre amplificadores e caixas.
Bom... já sabemos o que sã cabos balanceados e desbalanceados, então vamos falar sobre conectores
XLR (OU CANON)
É o conector utilizado em conexões balanceadas.Tem três pinos: o 1 é o negativo (ou positivo invertido, nas conexões balanceadas - fio branco), o 2 é o positivo e o três é a malha. Aceita conexões balanceadas e desbalanceadas
XLR Macho XLR Fêmea
P10
É o conector utilizado em conexões desbalanceadas, e tem duas variações: TS (Tip Sleeve) e TRS (Tip Ring Sleeve). Aceita conexões desbalanceadas ou sinal mono (no TS) e conexões balanceadas ou sinal estéreo (no TRS). É utilizado tanto na conexão de instrumentos, quanto na conexão de amplificadores e caixas quando a divisão de frequências é feita por crossover passivo, dentro da caixa
Tiip é ponta Inglês, Ring é anel e Sleeve é manga.
Conector TS
A ponta é o TIP e é o positivo, e o corpo é o Sleeve e é o negativo/malha
Conector TRS
Como no TS, a ponta (Tip) é o positivo e o corpo (Sleeve) é o negativo/malha. A diferença é que no TRS, entre a ponta e o corpo existe esse anel no meio, que é o Ring e que é o positivo invertido (no caso de conexões balanceadas) ou o positivo do canal direito (no caso de sinal estéreo).
CONECTOR COMBO
Esse conector foi introduzido no mercado recentemente pela fabricante de cabos Neutrix, e aceita tanto conectores XLR quanto P10. Nas mesas de som e multicabos mais antigos, existe um conector para sinal de microfone (XLR) e um para sinal de linha (P10), certo?? Com o conector Combo, é possível ter tanto sinal de microfone quanto sinal de linha entrando em um mesmo conector.
MULTICABO
O Multicabo é como se fosse uma extensão. Lembra da extensão elétrica que utilizamos quando queremos ligar um aparelho longe da tomada?? Pois é... nós utilizamos o Multicabo quando a mesa de som está instalada longe do palco. A medusa, que é a caixa de metal onde estão os conectores, é colocada ao lado do palco e é nela que são ligados os microfones e instrumentos. O Multicabo serve tanto para levar os sinais do palco até a mesa de som, tanto para levar as vias de retorno até o palco
SPEAKON
´
Tem quatro vias (+a, -a, +b e -b) e é utilizado na conexão entre amplificadores e caixas, quando a divisão de frequências é feita por um crossover ou processador externo. Como nesse caso, a divisão é feita por um equipamento externo, há necessidade de ter uma via independente para cada alto falante da caixa. Dessa forma, fica assim: uma via é o negativo, outra via é a de grave e a outra é de médio agudo (no caso de caixas de duas vias) ou uma via de grave, uma via de médio e outra de agudo (no caso de caixas de três vias).
DIRECT BOX
E encerrando essa parte de cabos e conexões, vamos falar sobre o Direct Box. O que é o Direct Box?? É um aparelho que recebe um sinal de impedância alta e transforma em um sinal de impedância baixa, ou seja: recebe o sinal de linha vindo de algum instrumento e transforma em um sinal de microfone. Importante frisar aqui: JAMAIS LIGUE UM INSTRUMENTO NA ENTRADA DE MICROFONE DA MESA SEM O DIRECT BOX. Além de do som ficar estourado por causa do sinal de linha ser um sinal mais alto, você vai queimar o canal da mesa. Lembrando sinal de linha e sinal de microfone, além de níveis diferentes, tem impedâncias diferentes. Instrumentos na entrada de microfone?? Só com o Direct Box.
É importante salientar aqui o cuidado que a gente deve ter com os cabos. Na hora do culto ou evento, sempre procure organizar os cabos, evite deixar eles bagunçados no chão do palco e na hora de guardar, enrole os cabos com cuidado e guarde direitinho, sempre mantendo a organização. Eu já fui em igrejas em que dava até desgosto de abrir a caixa onde guardavam os cabos, pois era uma massaroca de cabos, uma bagunça que só e o resultado disso era cabos com problema. Organizando os cabos em cima do palco e guardando direitinho, você aumenta a vida útil do cabo.
Por hoje é só. Semana que vem falaremos sobre a mesa de som
Nenhum comentário:
Postar um comentário