Na semana passada nós falamos sobre o que é o som e como ele se propaga no ambiente. Falamos sobre período, comprimento de onda e outras coisas mais. Hoje vamos falar sobre a captação do som. Vamos falar sobre os diversos tipos de microfones, sobre a figura polar dos microfones e sobre microfonia. Bora aprender mais um pouco sobre áudio?? Começaremos falando sobre os tipos de microfones.
MICROFONES DINÂMICOS
São os chamados "microfones de mão" e são usados para captação de voz e de instrumentos de alta pressão sonora como flautas, trompetes e peças de bateria. A captação de som dele é da seguinte forma: nele existe uma cápsula, e essa cápsula contém um diafragma acoplado a uma bobina, e um imã. Quando você fala, a pressão sonora faz com que o diafragma e a bobina se movimentem. A bobina se movimenta e o campo eletromagnético criado pelo imã faz com que haja corrente elétrica nela, essa corrente elétrica é o sinal de áudio. O funcionamento deste tipo de microfone tem semelhanças com o funcionamento do alto falante, visto que no alto falante também temos uma bobina e um imã. A diferença é que no alto falante, o sinal de áudio é convertido em pressão sonora, já aqui acontece o oposto.
MICROFONES CONDENSADORES
Condensador de diafragma largo Condensador de diafragma pequeno
Conhecidos como "microfones de coral" ou "microfones de estúdio", os microfones condensadores são utilizados para captação de instrumentos de baixa pressão sonora e overs de bateria. Esse microfone possui um diafragma fino que fica perto de uma placa fina de metal, que recebe uma carga elétrica. A pressão sonora faz vibrar o diafragma, alterando a sua capacitância (capacidade de armazenar energia elétrica). O resultado disso é uma tensão variável, que nada mais é do que o sinal de áudio. Diferente do microfone dinâmico, o microfone condensador precisa do Phantom Power uma alimentação de 48 volts vinda da mesa) pra funcionar. Os microfones condensadores tem uma sensibilidade maior que os microfones dinâmicos, fazendo com que eles captem à uma distância maior e com mais detalhes.
MICROFONES DE FITA
Esses não são muito usados no som ao vivo, são usados mais em estúdios para a captação de alguns instrumentos. O funcionamento do microfone de fita é parecido com o microfone dinâmico, pois ao envés de ter um diafragma com uma bobina, o microfone de fita funciona com uma fita sanfonada de alumínio disposta verticalmente perto do imã. O som faz vibrar a fita de alumínio, e o campo eletromagnético causado pelo imã faz com que haja uma tensão, que é um sinal de áudio.
Existem mais tipos de microfone como o de eletreto (usados nos celulares), shotgun (usado em produções audiovisuais) e outros, porém esses três são os principais.
Referências:
https://www.avmakers.com.br/blog/direcionalidades-nos-microfones-como-funciona-cada-padrao-polar/
MICROFONES DINÂMICOS
São os chamados "microfones de mão" e são usados para captação de voz e de instrumentos de alta pressão sonora como flautas, trompetes e peças de bateria. A captação de som dele é da seguinte forma: nele existe uma cápsula, e essa cápsula contém um diafragma acoplado a uma bobina, e um imã. Quando você fala, a pressão sonora faz com que o diafragma e a bobina se movimentem. A bobina se movimenta e o campo eletromagnético criado pelo imã faz com que haja corrente elétrica nela, essa corrente elétrica é o sinal de áudio. O funcionamento deste tipo de microfone tem semelhanças com o funcionamento do alto falante, visto que no alto falante também temos uma bobina e um imã. A diferença é que no alto falante, o sinal de áudio é convertido em pressão sonora, já aqui acontece o oposto.
MICROFONES CONDENSADORES
Condensador de diafragma largo Condensador de diafragma pequeno
Conhecidos como "microfones de coral" ou "microfones de estúdio", os microfones condensadores são utilizados para captação de instrumentos de baixa pressão sonora e overs de bateria. Esse microfone possui um diafragma fino que fica perto de uma placa fina de metal, que recebe uma carga elétrica. A pressão sonora faz vibrar o diafragma, alterando a sua capacitância (capacidade de armazenar energia elétrica). O resultado disso é uma tensão variável, que nada mais é do que o sinal de áudio. Diferente do microfone dinâmico, o microfone condensador precisa do Phantom Power uma alimentação de 48 volts vinda da mesa) pra funcionar. Os microfones condensadores tem uma sensibilidade maior que os microfones dinâmicos, fazendo com que eles captem à uma distância maior e com mais detalhes.
MICROFONES DE FITA
Esses não são muito usados no som ao vivo, são usados mais em estúdios para a captação de alguns instrumentos. O funcionamento do microfone de fita é parecido com o microfone dinâmico, pois ao envés de ter um diafragma com uma bobina, o microfone de fita funciona com uma fita sanfonada de alumínio disposta verticalmente perto do imã. O som faz vibrar a fita de alumínio, e o campo eletromagnético causado pelo imã faz com que haja uma tensão, que é um sinal de áudio.
Existem mais tipos de microfone como o de eletreto (usados nos celulares), shotgun (usado em produções audiovisuais) e outros, porém esses três são os principais.
PADRÃO POLAR DOS MICROFONES
Padrão polar (ou figura polar) é o ângulo de captação dos microfones. Uns microfones captam os sons que vem na frente e rejeitam o som que vem atrás, outros captam frente e trás e rejeitam dos lados, e por aí vai. Existem três padões polares conhecidos: cardióide, bi direcional (ou figura 8) e omnidirecional.
CARDIÓIDE
Microfones cardióides são aqueles que tem uma captação em 180 graus, ou seja: captam o som que vem na sua frente, dos lados e rejeitam o som que vem atrás. Microfones cardióides são muito utilizados nos palcos, pois rejeitam o som que vem das caixas de retorno, posicionadas atrás. Dentro do cardióide existem dois subtipos:
Super Cardióide: Tem uma captação dianteira mais refinada e captam um pouco atrás
Hiper Cardióide: Tem uma captação traseira maior que o Super Cardióide
BI DIRECIONAL (OU FIGURA 8)
Esse microfone capta os sons vindos na frente e atrás, ignorando os lados. Seu espectro de captação tem um desenho de um 8 (por isso "figura 8).
OMNIDIRECIONAL
Microfone omnidirecional tem a captação em 360 graus, ou seja: capta sons vindos de todas as direções. Esses microfones não são muitos indicados para a utilização em palcos, pelo fato de captarem o som vindo das caixas de retorno e de instrumentos e vozes presentes no palco, além do instrumento ou voz que ele está posicionado pra captar.
Uma coisa a se comentar é que, nos microfones dinâmicos, independente do padrão polar, existe o chamado "Efeito Proximidade". Quando eu aproximo o microfone a boca da pessoa ou do instrumento, mais grave eu tenho e quando eu afasto, menos grave eu tenho. Outra coisa a se comentar sobre microfones é: NUNCA UTILIZE UM MICROFONE SEGURANDO PELO GLOBO. Muitas pessoas seguram os microfones pelo globo, tapando a cápsula. Isso faz com que o som fique abafado, além de alterar todo o padrão polar do microfone, facilitando o surgimentos de microfonias. Também é errado utilizar microfones na altura da barriga, como alguns pastores costumam utilizar. A forma mostrada na imagem abaixo é a forma ideal de utilização.
E a tal da microfonia??
Microfonia é uma coisa que acontece quando o microfone capta o som proveniente das caixas de som do mesmo sistema. O microfone capta o som, esse som vai pra mesa de som, depois vai pros amplificadores e por fim sai na caixa de som, certo?? A microfonia acontece quando esse som é captado novamente pelo microfone, gerando um loop. Com isso, as frequências que estão sobrando começam a apitar e surge aquele zumbido chato. Uma ótima solução pra acabar com a microfonia é abaixar o volume do microfone ou da caixa de som que está próxima a ele. As vezes também é necessário um reposicionamento das caixas de som, de forma que som que sai delas não seja captado pelo microfone. A acústica do ambiente também pode causar microfonias, visto que ambientes fechados tem reverberação, e isso acaba colaborando para que o nosso microfone lá capte o som da caixa de som.
Na prevenção contra microfonias, também ajuda retirar as "sobras" de frequência no ambiente, com um equalizador gráfico.
Bom... é isso. Semana que vem falaremos como o sinal de áudio é transportado para as mesas de som. Falaremos sobre cabos, sobre cabos balanceados e desbalanceados e tipos de conectores.
Até semana que vem
Referências:
https://www.avmakers.com.br/blog/direcionalidades-nos-microfones-como-funciona-cada-padrao-polar/
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